Perguntas frequentes

Qual a diferença entre operadora e agência de viagem?

Operadora é a empresa que elabora roteiros e negocia com fornecedores para criar os pacotes de viagem que, por sua vez, são revendidos pelas agências. Em outras palavras operadora é atacado e agência, varejo.


E a diferença entre dólar turismo e comercial?

Muitos se assustam ao descobrir que o dólar divulgado nos telejornais não é o mesmo usado pelas operadoras de turismo, que trabalham com um valor, em média, 10 centavos mais caro. Isso acontece porque o dólar comercial (da TV) é usado em transações de importação e exportação, enquanto que o dólar turismo (das operadoras) é usado para pagar os serviços do segmento no exterior.


Que documentos devo levar em uma viagem?

Passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade a partir da data de embarque; Carteira de identidade original com foto com até 10 anos de validade; Filhos menores de 12 anos para sair do Estado necessitam de autorização dos pais, autenticados em cartório e para sair do País filhos menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais autenticadas em cartório e homologado pelo juizado da Infância e Juventude; Para viagem em território nacional o menor pode utilizar-se somente de Certidão de nascimento, para viagens internacionais é obrigatório portar Carteira de Identidade; cartão do seguro de viagem e cartão de crédito internacional Além disso, recomendamos o o uso do Visa TravelMoney.


Quanto dinheiro devo levar em uma viagem?

Para os passageiros que adquiriram ou vão adquirir pacotes com meia pensão (café da manhã e almoço ou jantar) sugerimos a quantia de R$ 100,00 (cem reais diários) diários, para serem utilizados na compra de lembranças e bebidas, além da refeição não inclusa.


Devo levar câmera fotográfica e filmadora?

Claro que sim. Momentos devem ser registrados para serem eternizados. Por isso, também sugerimos aos passageiros que levem um cartão de memória extra no caso do primeiro encher.


O que é check-in?

É o procedimento realizado pelas companhias áereas antes do embarque para identificar passageiros, verificar documentos e dar um destino às bagagens. A rede hoteleira também utiliza esse termo para nomear a entrada de hóspedes nos estabelecimentos. Além disso, Check-In é uma área no site da Caminhos com serviços e informações úteis sobre viagens em geral.


E check-out?

É o termo utilizado pela rede hoteleira para identificar a saída dos hóspedes.


O que é bagagem faturada?

É a bagagem que será despachada no check-in. Cada passageiro pode levar e trazer duas bagagens de 32kg em viagens internacionais e uma de 20kg em viagens nacionais. Caso haja excesso de peso, a companhia aérea cobrará o valor correspondente do viajante.


E bagagem de mão?

É a bagagem que acompanha o passageiro dentro do avião: mochilas, bolsas e malas de, no máximo, 5kg ou que caibam no compartimento interno da aeronave. Bolsas femininas e sacolas não são consideradas bagagens de mão.


O que devo levar na bagagem de mão?

• Documentos, endereços e telefones úteis;
• Leitura de bordo;
• Um casaco para enfrenter o ar condicionado;
• Uma muda de roupa (incluindo as íntimas) no caso da bagagem ser extraviada;
• Equipamentos eletrônicos como máquina fotográfica, filmadora e laptop;
• Material de higiene pessoal e remédios (frascos com substâncias líquidas devem conter, no máximo, 100ml).


O que é Jet Leg?

Condição fisiológica que altera o funcionamento do organismo, o jet lag causa insônia e fadiga toda vez que cruzamos vários fusos horários em um curto espaço de tempo.


Devo levar remédios mesmo tendo adquirido o seguro de viagem?

Condição fisiológica que altera o funcionamento do organismo, o jet lag causa insônia e fadiga toda vez que cruzamos vários fusos horários em um curto espaço de tempo.


Por que a União Santa Fé Turismo recomenda a aquisição do seguro de viagem?

Quando viajamos conhecemos culturas, climas e temperos, entre outras particularidades, que não estamos acostumados... E uma consulta médica no exterior chega facilmente aos €200/U$200. Também corremos o risco de termos nossas bagagens danificadas ou extraviadas e os documentos roubados.